sábado, 6 de agosto de 2011

Motocicleta

     Conhecida por nós como moto, a motocicleta é um veículo de duas rodas equipado com um motor que faz com que haja sua movimentação. Ela é muito utilizada nos dias de hoje, pois necessita de baixo consumo de combustível e também pelo seu preço relavamente acessível.
     Foi durante o ano de 1867 que o americano Sylvester Howar Roper mostrou aos amigos sua invenção, um pequeno velocípede de duas rodas equipado com motor de 2 cilindros, movido a vapor (carvão), Mas ao experimentá-lo diante do público que compareceu ao local da demonstração, o invetor constatou que o motor utilizado não funcionava corretamente naquele veículo de dimensões reduzidas, e por isso abandonou o projeto.
     Em 1902 o francês Georges Gauthir bolou a lambreta, um veículos que apesar de oferecer menor estabilidade, tinha a vantagem de ser mais leve e sobretudo mais econômico. Pouco adianta, em 1910, surgiu o side-car, um tipo de motocicleta que trazia em seu lado direito um carrinho para o transporte de passageiros, e que foi muito usado pelas tropas alemãs  durante a Segunda Guerra Mundial.
     No início do século 20 a Europa possuía cerca de 43 fábricas de motocilcetas, mas o interesse despertado pelo tipo de veículo que elas produziam era tão grande que em 1910 o seu número chegou a 394 em todo o mundo, das quais 208 encontravam-se instaladas na Inglaterra.
     A história da motocicleta no Brasil se inicia em 1910, quando muitas motos européias e algumas de fabricação americana foram importadas por empresas que se iniciavam nesse segmento de mercado, juntamente com veículos similares como side-cars e tricilos com motores. Poucos anos depois, já existiam cerca de 19 marcas concorrentes rodando no país, entre elas as americanas Indian e Harley-Davidson.
     A primeira motocicleta fabricada no Brasil foi a Monark, com o motor inglês BSA de 125cm³, em 1951; Depois a fábrica lançou três modelos maiores com propulsores CZ e Jawa da Tcecoslováquia e um ciclomotor (monareta) equipado com motor NSU alemão.
     O crescimento da indústria automobilísta no Brasil, juntamente com a facilidade de compra dos carros, a partir da décdada de 60, praticamente paralisou a indústria de motocicletas. Somente na década de 70 o motociclismo ressurgiu com força, verificando-se a importação de motos japonesas e italianas. Atualmente, a Honda e a Yamaha dominam o mercado brasileiro, e são seguidas pela Suzuki, Kasinski, Sundown, Daelin e Harley-Davidson.

      Jean Batista Roocks
 

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