Garrafas térmicas são recipientes destinados a impedira troca de calor entre seu conteúdo e o meio ambiente, e foram originalmente desenvolvidas para armazenar gases liquefeitos mantidos em temperaturas muito baixas. Em virtude da simplicidade com que são construídas e a facilidade de manusear que oferecem, passaram a ser muito utilizadas e as mais conhecidas sãos as de uso doméstico, que servem para manter os líquidos quentes ou frios, por longos períodos de tempo. Nós gaúchos, usamos muito pra tomarmos o nosso delicioso chimarrão.
Quem inventou o chamado "frasco de Dewar", foi o Sir James Dewar, físico e químico ingles, um recipiente destinado a preservar a temperatura dos líquidos nele colocados.A destinação do frasco de Dewar era a conservação dfe soros e vacinas em temperaturas adequadas e estáveis, um problema que preocupava os médios daquela época.
Basicamente, as garrafas térmicas são constituídas de um vaso de vidro com paredes duplas, distanciadas entre si cerca de um centímetro. No processo de fabricação, o ar entre essas paredes é retirado parcialmente através de um orifício que é selado em seguida. Com essa providência, a transferência de calor tanto por condução como por convecção é reduzida consideravelmente, e para qeu a transferência pro radiação seja limitada ao mínimo possível, as superfícies das paredes ão revestidas de prata, tornando altamente espelhadas.
Como não existem isolatens perfeitos, por melhor que seja o material utilizado, ocorre sempre alguma perda de calor através da tampa. Por isso que, quando colocamos algum líquido no interior da garrafa, ele esfria lentamente.
Jean Batista Roocks.
Nenhum comentário:
Postar um comentário