quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Locomotiva a Vapor

A invenção da locomotiva a vapor e o traçado das primeiras estradas de ferro devem-se a George Stephenson. Dotado de excepcional talento para a mecânica, o mineiro pobre e autodidata revolucionou a história dos transportes e possibilitou a construção da infra-estrutura sobre a qual se fez a revolução industrial.
Assim surgiu em 1814 a "Blucher", locomotiva capaz de rebocar oito vagões, com trinta toneladas de carvão, a 6,5km/h. Mais tarde, inventou um dispositivo para canalizar o escapamento da chaminé da locomotiva, a qual teve sua potência aumentada.
Durante os anos seguintes, Stephenson construiu por encomenda várias máquinas aperfeiçoadas. Em 27 de setembro de 1825, uma de suas locomotivas conduziu entre Stockton e Darlington, a uma velocidade de 24km/h, o primeiro trem de passageiros da história. De 1826 a 1829, dirigiu a construção de uma estrada de ferro de 64km entre Liverpool e Manchester, para a qual definiu os princípios básicos de traçado das linhas férreas, o sistema de sinais, a infra-estrutura de manutenção etc. Ao fim do planejamento, houve uma concorrência para escolher o modelo de locomotiva e Stephenson saiu vitorioso graças a sua "Rocket", que alcançou a velocidade de 58km/h. Nas décadas de 1830 e 1840, a construção de estradas de ferro disseminou-se na Europa e Estados Unidos. Reconhecido como pioneiro e maior especialista do novo e revolucionário meio de transporte, o inventor participou da construção das principais linhas britânicas e de muitos outros países. George Stephenson morreu em Chesterfield, Derbyshire, Inglaterra, em 12 de agosto de 1848.

Raul Pedruzzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário