Refrigerante de noz de cola vendido praticamente em quase todos os países do mundo, é a marca comercial mais conhecida na atualidade. Sua fórmula original é um segredo comercial guardado a sete chaves, tanto que as lendas urbanas asseguram que apenas dois executivos a conhecem integralmente. Dados extra-oficiais afirmam que quase de um bilhão de copos de Coca-Cola são vendidos diariamente em todo o mundo, e que nos Estados Unidos, a cada segundo, são consumidas cerca de 40 mil latinhas e garrafas de bebidas que surgiu como tônico estimulante, mas que em pouco mais de um século de existência transformou-se no maior sucesso de vendas de que se tem conhecimento.
Por volta do início da década de 1880 o farmacêutico norte-americano John Styth Pemberton, um ex-tenente-coronel do exército dos EUA, inspirou-se em um produto europeu que obtinha grande sucesso comercial na época, para elborar em Columbus, o estado americano da Geórgia, um tônico cuja formulação continha dirverso ingredientes, entre os quais a cocaína (depois substituída pela cafeína), que vem das folhas de coca, e um vinho da região de Bordeaux, na França, surgindo daí o nome dado ao novo produto: Pemberton's French Wine Cola.
A água carbonatada, inventada em 1741 pelo médio inglês William Brownrigg foi incluída na formulação do produto então relançado como bebida leve e já batizado com o nome de Coca-Cola, cuja logomarca mostrava as letras escritas na forma inconfundível que hoje o mundo inteiro conhece. Mas apesar de anunciado a partir de 29 de maio do mesmo ano, no Atlanta Journal, ao longo dos oito meses seguintes apenas nove copos eram vendidos diariamente.
Em 12 de março de 1894 o produto passou a ser engarrafado na Biedenham Candy Company, em Vicksburg, Mississipi, em garrafas com visual bem diferente do apresentado hoje em dia, ao mesmo tempo em que a implantação de um sistema de franquia permitiu à empresa alcançar um número cada vez maior de consumidaores. Como o concentrado era embalado em pequenos barris de madeira, pintados em vermelho, essa cor acabou se tornando marca oficial da bebeida. Em 1919 a the Coca-Cola Company foi vendida a um grupo liderado por Erns Woodruff, que pagou por ela a importância de 25 milhões de dólares.
A publicidade faz parte da estratégia de venda da Coca-Cola desde o início de suas atividades, o que certamente a levou a ser a pratocinadora dos Jogos Olímpicos De 1928, em Amsterdã. Ao longo de sua história a Coca-Cola criou vários "slogans" que se tornaram populares, como "A pausa que refresca", "Isso é que é", "Coca-Cola d´mais vida a tudo...", além da mais recente: "Viva o que é bom".
O refrigerante só chegou ao Brasil em 1941, sendo no ínicio, produzido de maneira provisória pela Fábrica de Água Mineral Santa Clara, de Recife, Pernambuco. Em 1942 foi inaugurada no Rio de Janeiro, então capital do país, a primeira fábrica da Coca-Cola no Brasl, de onde a partir de 18 de abril daquele ano passaram a sair as primeiras garrafas de 185 ml do produto. Apesar de enfrentar lendas urbanas de efeitos colaterais perversos à saúde de consumidores e acusações de práticas monopolistas, a Coca-Cola permanece ainda como sendo a bebida mais popular na primeira década do século XXI.
Jean Batista Roocks.
Nenhum comentário:
Postar um comentário