quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Dirigível

  No ano de 1852, Henri Giffard, construiu o primeiro dirigível motorizado. Em forma de charuto, com 44 metros de comprimento e equipado com uma hélice de 3 cavalos de força, era uma bolsa gicantesca preenchida com gás hélio.
  Mas foi mais tarde, no ano de 1900, que o primeiro dirigível rígido foi inventado. O alemão Ferdinand Von Zeppelin, foi o seu precursor, adicionando uma "carcaça" de metal para fazer com que o dirigível fosse rígido e tivesse mais uso. Com 123 metros de comprimento e 12 metros de largura, o Zeppelin, como ficou conheçido mais tarde, possuia várias bolsas internas preenchidas com gás hidrogênio. Possuia aletas e lemes, e era motorizado por motores de combustão interna. Podia transportar seis pessoas a uma altitude de 400 metros, e possuia uma autonomia de 6 quilômetros.
Explosão de um Zeppelin, devido a seu gás altamente inflamável
  O Zeppelin teve muitos fins, inclusive militares durante a primeira guerra mundial. Mas não teve êxito por conta do perigo do gás inflamável que o fazia flutuar. Vários desastres seguidos com explosões e incêndios fizeram com que os militares desistissem de seu uso.
  Mas o Zeppelin também foi usado para viagens civis, inclusive transatlânticas.

Paulo César Emer J.

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