quarta-feira, 15 de junho de 2011

Avião

Voar como os pássaros sempre foi o sonho do ser humano. Em 1906, em Paris na França, esse sonho foi realizado. O brasileiro Santos Dumont, usando seu avião híbrido chamado de 14 bis, "voou" por cerca de 7 segundos à uma altura de 2 metros do chão. Anos depois, o avião, originado do protótipo de Santos Dumont, viria a ser o principal meio de locomoção transcontinental.
 O avião de Santos Dumont foi batizado com o nome de 14 bis pois o brasileiro, alguns anos antes, teria feito testes com um balão de gás, que foi chamado de 14. Para fazer o revestimento do avião, Santos Dumont usou o tecido do balão, por isso o nome 14 bis (14 novamente).

 O trabalho de Santos Dumont no campo da aeronáutica é de muita criatividade, pois o brasileiro inventou o primeiro motor à explosão que poderia ser usado em um avião ultraleve, entre outras invenções que ajudaram a tecnologia aeronáutica a crescer.
 O voo de Santos Dumont e seu 14 bis foi assistido por 10 mil franceses, e obteve grande sucesso.Três anos antes os irmãos norte-americanos Wilbur e Orville Wright haviam protagonizado um feito semelhante. Porém  estavam presentes no local do teste, apenas 10 testemunhas, fazendo com que a invenção oficializada tenha sido de Santos Dumont.

Paulo César Emer J.

Nenhum comentário:

Postar um comentário